domingo, 30 de maio de 2010

GERAÇÃO WEB...

Olá, colegas..

Hoje estava fazendo pesquisas para a revisão bibliográfica de meu artigo e encontrei um paper da professora Eliane Schlemmer, sob o título "A Geração eh web e eu, o professor. E agora?", em que a mesma faz uma reflexão sobre as formas de aprendizagem através das tecnologias de informação.

Até então, nós acostumados ao quadro-negro, giz, CD, ou seja pertencendo a "geração analógica" ou conhecidos como "imigrantes digitais" estamos convivendo perto de crianças , adolescentes ou filhos que vivem em um mundo digital. Assim, presenciamos atualmente, o nativo digital, pelo fato de ele ter nascido em um mundo altamente "tecnologizado".

A professora inclusive fala que costumamos usar a tecnologia para digitar textos, fazer uma apresentação de trabalho (powerpoint), fazer gráficos, pesquisar na Internet, jogar...mas, qual é objetivo? "Porque está no currículo, porque é importante, porque a escola exige, porque os alunos querem..."(p. 16).

E outra questão, muito importante discutida pela professora é porque alunos copiam trabalhos da Internet. Por certo, o trabalho pedido não o fez pensar, a articular diferentes áreas do saber ou estabelecer relações para desenvolvê-lo. A INFORMAÇÃO ESTÁ NA INTERNET, MAS O CONHECIMENTO NÃO!

Mas, "a tecnologia deve ser utilizada para o desenvolvimento da autonomia, da autoridade, da cooperação, do respeito mútuo e da solidariedade interna; para desenvolver competências; para ajudar a compreender como aprendemos, a partir de reflexões sobre o próprio processo de aprender ao utilizar as tecnologias - metacognição".

Assim, é preciso priorizar a interdisciplinaridade, proposição de casos, desafios...

Bom, confesso que este artigo mexeu comigo e gostaria de compartilhar com os colegas...

Bibliografia: SCHLEMMER, Eliane. A geração eh web e eu, o professor. E agora? In: A educação na sociedade dos meios virtuais. Organizadoras: Rita de Atahyde Gonçalves, Julieta Saldanha de Oliveira, Maria Alice Coelho Ribas. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2009.

Um abraço

Taize de Andrade Machado

Um comentário:

  1. Olá colega...
    bom realmente isso nos "balança" mesmo....
    também me faço essa indagação qud planejo as aulas para meus alunos, pq além de tudo isso eles precisam gostar, ser "prazeroso"...é temos uma ardua missao...
    Muito boa a sua contribuição!!

    ResponderExcluir